Honda poderá recomprar Civic no Brasil por problemas no Airbag.
Fabricante confirmou possibilidade de adquirir modelos com peças defeituosas da Takata em casos pontuais.
Como nós já abordamos aqui em nosso Blog anteriormente, os airbags Takata provocaram o maior e mais longo recall da história; problemas nos airbags já somam quase 300 feridos e 30 mortes em todo o mundo. Veja o post completo aqui.
O número de veículos afetados em todo o mundo já ultrapassa 100 milhões em todo o mundo. No Brasil, só a Honda tem quase 1 milhão de modelos (importados e nacionais) que possuem o equipamento. Por isso, vem dando o que falar até hoje. Inclusive, a marca pensa em recomprar alguns desses modelos para resolver a questão.
Ao Jornal do Carro, a fabricante japonesa confirmou a informação. Afinal, no Brasil, a Honda é a marca que teve mais dores de cabeça ultimamente. “A empresa realiza tratativas individualizadas com consumidores. E pode realizar a recompra em casos pontuais”, afirma a Honda, em nota.
Por isso, há exatamente um ano, a marca iniciou campanha para substituição dos airbags de 34.937 unidades de Civic, Accord, CR-V e Odissey no Brasil. Todos os exemplares feitos entre 1996 e 2000.
Porém, em fevereiro de 2020, a Honda confirmou a morte de um motorista – na Bahia – que guiava um New Civic LXS. No modelo fabricado em 2008, constava o defeito no airbag produzido pela Takata. Neste caso, no entanto, o proprietário não havia feito o reparo necessário.
Afinal, qual o motivo da possível recompra?
A Honda não especifica o motivo pelo qual optou pelo incomum caminho da recompra. Entretanto, segundo o site Autos Segredos, a ação se deve a um problema no procedimento de reparo dos airbags. O protocolo das fabricantes prevê a desativação da bolsa inflável do motorista, mas no caso do Civic isso pode ter ocasionado danos irreparáveis. O site também afirma que as concessionárias teriam cortado a fiação que conecta o airbag à central eletrônica, o que exigiria o reparo de todo o sistema. Na prática, seria menos oneroso para fabricante simplesmente recomprar o carro. A montadora, no entanto afirmou que o corte da fiação não impossibilita o conserto, mas não explicou o motivo que leve à recompra do carro.
Confira abaixo a nota da Honda na íntegra
A Honda, pautada pelo princípio de respeito aos clientes, informa que o atendimento para o reparo de insufladores de airbag segue vigente. E reforça que esse procedimento pode ser realizado mesmo quando, previamente, houve o corte da fiação do componente, uma vez que a peça é substituída por completo.
A empresa realiza tratativas individualizadas com os consumidores e pode realizar a recompra em casos pontuais. Mas não confirma a informação de que 300 veículos já foram readquiridos. A Honda não divulga quantos modelos foram recomprados. E nem os valores envolvidos na negociação.
Há 906.267 veículos com necessidade de recall num total de 1.611.187 insufladores de airbags Takata a serem substituídos. Destes, 1.205.077 insufladores de airbags Takata já foram reparados, atingindo um índice de atendimento de 74,8%.
Até o momento, a Honda possui o registro de 49 casos confirmados de ruptura anormal do insuflador de airbag Takata, sendo 18 deles com ferimento, 1 fatalidade e 30 sem lesão.
A Honda Automóveis possui um criterioso processo de controle de qualidade em sua linha de produção e executa, de forma constante, o monitoramento das unidades já vendidas como forma de assegurar que os seus produtos atendam aos mais rigorosos padrões de qualidade e segurança.
Quer saber mais sobre o mundo automotivo e Airbag? Fique de olho em nosso Blog.
Mais posts sobre Airbag:
O que torna os airbags perigosos? , Como o Airbag Funciona?
O que significa a luz de aviso do airbag , Como funcionam os airbags de cortina lateral?,
Conheça nosso site REI DO AIRBAG.
Oficina NÚMERO 1 em Conserto de Airbag em Curitiba! – Kits Airbag completos, Recuperação de Painéis, Conserto de Cinto de Segurança, Reset de Módulo, Reparo de Airbag de Bancos e Cortinas.
FACEBOOK – https://www.facebook.com/reidoairbag/
INSTAGRAM – https://www.instagram.com/reidoairbag_ofc/