Como o Airbag Funciona?

Como o Airbag Funciona?

Como o Airbag Funciona? Do que se trata? Descubra neste post e tire todas as suas dúvidas sobre airbag.

Desenvolvido principalmente para proteger os condutores dos veículos automotores para que não batam a cabeça no vidro lateral, para-brisas ou no volante em possíveis colisões, o sistema do airbag é fundamental para que caso ocorra um acidente, o motorista não tenha ferimentos graves.

O que é o Airbag?

Inventado nos anos 1950, mas tendo sua primeira implementação em 1980, esse dispositivo de segurança já ajudou a salvar milhões de vidas em todos esses anos. Também conhecido como bolsa de ar ou bolsa de airbag, é um componente de segurança dos veículos automotores que funciona de forma simples: Quando o veículo sofre um grande impacto.

Como o Airbag funciona?

Quando ocorre o impacto, imediatamente, vários sensores dispostos em suas partes estratégicas (frontal, traseiro, lateral direito, lateral esquerdo, atrás dos bancos do passageiro e motorista, tipo cortina no forro interno da cabina) são acionados, emitindo sinais para uma unidade de controle, que por sua vez verifica qual sensor foi atingido e assim aciona o airbag que seja mais adequado, ativando-os no momento da desaceleração brusca do veículo.

Após o acionamento, o Airbag vai perdendo gradativamente a sua pressão, e esvaziando o ar pelos furos presentes na parte de trás ou na lateral da bolsa, assim evitando a asfixia do motorista.

 

Funcionamento do Sistema do Airbag

 

É possível que o Airbag não abra?

Mas afinal, estou realmente protegido? O Airbag pode NÃO disparar em uma colisão?

Sim, é possível. Mas isso só irá ocorrer caso seu acionamento não seja necessário. “Em certas situações, só o cinto de segurança dá conta. O airbag deve abrir apenas quando traz benefício”, diz Leimar Mafort, gerente de engenharia da Bosch.

A abertura do dispositivo depende da intensidade da batida e do modelo do carro. As montadoras fazem testes para que o airbag não deflagre quando é dispensável.

O principal motivo para isso é que o equipamento serve para proteger, mas não deixa de ser agressivo. A bolsa de náilon rompe a tampa do volante ou do painel a cerca de 300 quilômetros por hora.

“Se batida é leve e o airbag é acionado, a pessoa pode se machucar em vez de se salvar”, afirma Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi/Mapfre.

Isso faz ainda mais sentido, já que com o rotineiro trânsito intenso na grande maioria das cidades, o risco de ocorrer colisões nas vias é ainda maior. Falta de atenção, dirigir acima da velocidade permitida e imprudência são as principais causas dos acidentes de trânsito no Brasil.

Tem mais dúvidas sobre Airbag ? Leia outros posts que preparamos para te esclarecer tudo:

Ainda há a questão do custo. Depois de deflagrados os airbags frontais, sempre é preciso trocar as bolsas, e substituir ou restaurar o volante e o painel de instrumentos.

“A montadora não pode onerar os clientes com qualquer batida”, diz Marcelo Bertocchi, diretor de segurança veicular da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva).

 

Quer saber mais sobre o mundo automotivo e Airbag? Fique de olho em nosso Blog.

Mais posts sobre Airbag: O que torna os airbags perigosos?

O que significa a luz de aviso do airbag , Como funcionam os airbags de cortina lateral?

Conheça nosso site REI DO AIRBAG.

Oficina NÚMERO 1 em Conserto de Airbag em Curitiba! – Kits Airbag completos, Recuperação de Painéis, Conserto de Cinto de Segurança, Reset de Módulo, Reparo de Airbag de Bancos e Cortinas.

FACEBOOK – https://www.facebook.com/reidoairbag/

INSTAGRAM – https://www.instagram.com/reidoairbag_ofc/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *