Ar-condicionado ou Vidros Abertos? O que consome mais combustível?
A resposta é relativa, sendo que é preciso considerar se seu ciclo de direção será realizado dentro da cidade ou por rodovias. Entenda:
Com a chegada do verão no Brasil, é inevitável o uso do ar-condicionado automotivo no dia a dia. Responsável por esfriar o ambiente do carro deixando-o com a temperatura mais estável, ele acaba sendo um “super-herói” nessa época do ano.
Porém, quando o assunto é ar-condicionado, as primeiras dúvidas que vem a mente são: “o ar-condicionado gasta mais combustível?”, “Estou economizando mais ao deixar os vidros abertos?”.
Afinal, com o aumento do valor do combustível e a preocupação de sempre com a economia no final do mês, é de grande importância pôr cada gasto na ponta do lápis.
Mas afinal, Ar-condicionado ou Vidros Abertos? O que consome mais combustível?
A resposta é relativa, sendo que é preciso considerar se seu ciclo de direção será realizado dentro da cidade ou por rodovias. Entenda:
Em RODOVIAS, andar com os vidros fechados tende a ser mais vantajoso, e poupa mais combustível, isso deve-se à redução de atrito que o carro sofre com o ar. já que, quando os vidros não estão abertos, o carro acaba fazendo menos força, evitando gasto excessivo de combustível.
Todo veículo é produzido para trabalhar de maneira otimizada com os vidros fechados, onde a aerodinâmica permite que o ar se desloque mais suavemente em torno do carro.
Rodar com os vidros abertos gera turbulências de ar, principalmente no interior do carro e nas proximidades do vidro aberto, o que acaba por criar maior atrito e, consequentemente, demandar maior força de arraste.
Sendo assim, a força para superar o arrasto aerodinâmico (com vidros abertos) é maior do que para alimentar o compressor do ar-condicionado. Fazendo com que seja mais econômico andar com o ar-condicionado ligado ao invés de vidros abertos.
Porém, essa economia só vale se você estiver trafegando em rodovias, a partir dos 70km/h ou 80km/h (dependendo do modelo do carro).
Além do mais, acima dos 60 km/h, o próprio vento refrigera o motor naturalmente. Então, a partir dos 80km/h é melhor andar com o ar-condicionado do que com o vidro aberto.
Já contar com o ar-condicionado automotivo para enfrentar o tráfego na CIDADE e o congestionamento das grandes metrópoles sempre irá gastar mais energia e, consequentemente, demandar um maior consumo de combustível.
O compressor do ar-condicionado automotivo “rouba” cerca de 10% da energia do motor para se movimentar, já que é uma espécie de peso a mais para girar o motor do carro.
Ou seja, o motor precisa injetar cerca de 10% a mais de combustível para suprir a perda de potência “roubada” pelo compressor para que o ar-condicionado automotivo funcione.
Resumindo, se o intuito é economizar combustível, o ideal é preferir os vidros abertos na cidade e o ar-condicionado ligado para cair na estrada.
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