Carros 100% Autônomos, futuro distante ou realidade?

Carros 100% Autônomos, futuro distante ou realidade?

Carros 100% Autônomos, futuro distante ou realidade?

Questões Legislativas e Éticas ainda são o maior desafio da indústria Automotiva na efetivação dos carros 100% autônomos.

Não é de hoje que a indústria automotiva debate sobre a adoção de carros totalmente autônomos no mercado. Muitas montadoras investem pesado no desenvolvimento desses veículos, mas atualmente os carros já fabricados estão entre os níveis 2 e 3 de autonomação, sendo que existem até cinco níveis para que de fato o passageiro não precise usar pedais e volante.

De certa forma, tal tecnologia já faz parte de nosso dia a dia, sendo que, montadoras como a Audi já equipam seus modelos mais sofisticados com uma série de recursos, como manter o carro entre as faixas, distância em relação ao carro da frente, leitura de placar de limites de velocidade e faz com que o carro as respeite, identificação de pedestres, animais e ciclistas à margem das rodovias e antecipa eventuais desvios ou frenagem. Além disso, a Audi confirmou que vai lançar seu primeiro carro totalmente autônomo em 2021. O modelo terá várias similaridades com o conceito Aicon, mostrado no Salão de Frankfurt em 2017. A marca só não revelou ainda em que sentido o carro final será parecido com o Aicon.

Maurício Monteiro dos Santos (designer da Audi), explica que o processo de inclusão de veículos 100% autônomos nas ruas e estradas de diversas partes do mundo ainda encontra desafios.

“Não é só a indústria que vai responder, são os governos e as leis. Por exemplo, o carro vai ter que tomar a decisão de não bater em uma árvore? Vai pegar um pedestre ou cair em um precipício? Quem decide isso? Vai ficar a decisão para o carro? Também é uma questão ética. As leis têm que ser elaboradas. Quem vai decidir não pode ser o carro”, questionou Maurício.
“Tudo isso está no centro do nosso pensamento, quais são as consequências éticas de tomar uma decisão dessa? Isso vem em função do carro autônomo. Ele precisa ser (autônomo) dentro dos limites possíveis”, disse Maurício.

Perguntado sobre como a Audi participa dessa regulamentação das leis, Maurício mostrou empolgação com a sequência do desenvolvimento do seu trabalho e levantou outras questões.

“Existe um debate de toda indústria em cima disso. Nós conversamos, trocamos ideias. Na Alemanha tem uma emenda constitucional, válida a partir de 2017, que impõe uma série de regulamentações para que se não cometam erros e excessos. As estradas têm que ser digitalizadas, não é só o carro. Eles precisam se comunicar”, disse Maurício, que atualmente mora na Alemanha.

“Como vai funcionar um carro passando dados para o outro? É um momento excitante para mim, nem todo mundo teve essa oportunidade de desenvolver carros por conta desses aspectos”, concluiu Maurício, que analisou diversos temas e tendências da mobilidade.

Além da Audi, diversas montadoras como Ford e Jaguar-Land Rover já estão desenvolvendo há tempos sistemas que usam essa intercomunicabilidade entre os carros, sobretudo na Inglaterra.

E você, seria um optante por carros 100% autônomos se essa tecnologia fosse efetivada hoje? Conta pra gente.

Quer saber mais sobre o mundo automotivo e Airbag? Fique de olho em nosso Blog.

Conheça nosso site REI DO AIRBAG. Oficina número 1 em Conserto de Airbag! – Recuperação de Painéis, Conserto de Cinto de Segurança, Reset de Módulo, Reparo de Airbag de Bancos e Cortinas.

FACEBOOK – https://www.facebook.com/reidoairbag/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *